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Spirulina: conheça os benefícios do superalimento e saiba como incorporá-lo na sua alimentação

Se você costuma fazer compras em empórios de produtos naturais já deve ter visto potes de spirulina sendo vendidos por lá. Pois é, este superalimento caiu nas graças de quem se preocupa com saúde e boa alimentação por causa de sua alta concentração de nutrientes. Mas, de onde vem, para que serve e como consumir? Vamos desvendar essas questões a seguir. O que é spirulina? Ela é conhecida popularmente como "alga azul" e trata-se, na verdade, de uma cianobactéria. Há inúmeros benefícios no consumo de spirulina. Entre eles, o auxílio no tratamento da osteoporose, a prevenção do envelhecimento precoce, além de ser um importante aliado no processo de emagrecimento, pois garante saciedade, e nutrição do corpo. Uma curiosidade: a spirulina foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alimento do milênio por conter mais de 50 nutrientes fundamentais ao organismo. Entre eles, a proteína, aminoácidos, vitamina A, vitamina do complexo B, vitamina E, minerais e ácidos fenólicos. Os benefícios A spirulina é Indicada, inclusive, como complemento alimentar para atletas, pois é composta de até 70% de proteínas. "A abundância desse componente é essencial para o organismo, visto que o nosso corpo não consegue produzir spirulina sozinho e só o obtém através da própria nutrição. Pode ser uma grande parceira para quem quer parar de comer carne", explica a nutricionista Ellen D’arc, da Bio mundo, rede de lojas de produtos saudáveis. Além disso, a spirulina ajuda na saúde do coração, pois previne e reduz os níveis de LDL, o temido colesterol ruim, através de seus ácidos graxos. "Ela também atua na dilatação dos vasos sanguíneos e na diminuição da pressão arterial", explica Ellen. Outro benefício da spirulina é combater os radicais livres por meio da sua grande quantidade de antioxidantes, além de vitaminas B1 e E, dos minerais, magnésio, ferro, manganês e betacaroteno. Esses nutrientes são responsáveis por estimular a renovação da pele, cabelo e unhas. E eles também auxiliam na recuperação de processos inflamatórios e previnem doenças degenerativas. Quem precisa repor o ferro no organismo, também pode recorrer à spirulina! Se comparado ao espinafre, ela oferece mais que o dobro de ferro. "Claramente, a prevenção da anemia também é uma das vantagens, o ferro é fundamental para isso", completa a nutricionista. Rico em vitamina E e Zinco, o alimento também estimula a produção das células T e dão uma fortalecida na imunidade. Já quem está buscando emagrecer, a spirulina dá uma força extra no processo. A fenilanina, presente no alimento, causa sensação de saciedade e faz com que se coma menos. Além disso, ela também ajuda na limpeza e detox do organismo, pois acelera o metabolismo. "Uma pessoa com síndrome metabólica, por exemplo, pode se beneficiar da ação anti-inflamatória da alga, refletindo na diminuição do tecido adiposo" finaliza a especialista Ellen D’arc. Quanto e como consumir? Segundo Ellen, o consumo recomendável diário fica entre 500 mg duas vezes ao dia, dependendo da necessidade de cada um. Além de ser vendida em cápsulas, é possível encontrar a spirulina em pó - aí o ideal é incluí-la nos preparos. Por exemplo, você pode adicionar o suplemento em vitaminas, sucos, frutas, massa de panqueca, bolos e até sorvetes.

Fonte: Glamour

Sac
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