De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o número de colesterol alto em crianças e adolescentes vem aumentando nos últimos anos e sendo considerada uma epidemia mundial.
O colesterol é importante em nosso corpo para o bom funcionamento do organismo, porém quando ele está em excesso são depositadas placas de gorduras nos vasos sanguíneos podendo provocar infarto e hipertensão.
O colesterol alto pode ser causado por diversos fatores como: sedentarismo, histórico familiar, diabetes, insuficiência renal, má alimentação (dietas ricas em carboidratos e gorduras) ou por uso de medicação.
Crianças e adolescentes com um ou mais fatores de risco para aterosclerose devem realizar exames de controle em idade mais precoce.
Como controlar?
Hábitos saudáveis, mudança de estilo de vida como a prática de atividade física, ajuste na dieta (diminuição de gorduras saturadas e carboidratos simples e aumento da ingestão de fibras) controle do peso ajudam na prevenção e controle.
Recomenda-se atividades aeróbicas de 1 hora pelo menos 3 vezes na semana.
Outra indicação é a ingestão de fontes de ômega 3, podendo ser de origem vegetal como linhaça, semente de chia, amêndoas, e nozes, peixes ou suplementos.
Atualmente já existe ômega 3 infantil mastigável como complemento alimentar se caso necessário .
